Diário de Artista

Diário de artista


A história da Arte agradece ao diário de artista o seu enriquecimento. Foi através de alguns diários que se compreendeu a formação de um movimento artístico e suas características, além das reflexões e  processo criativo de alguns artistas.
Foram muitos os diários muitas vezes não organizados como um diário. Mas sim um amontoado de anotações em papeis, envelopes, parede e verso de telas.



“O Diário de um artista” de Paul Klee 1879-1940. Pintor suíço naturalizado alemão, com estilo peculiar porém influenciado por diferentes artistas e movimentos artísticos. Em seu diário conta a sua relação com arte, lembranças da infância, sonhos e reflexão sobre a pintura e a arte, além da sua obsessão pela cor. Seu diário deu origem a um belo documentário “O Diário De Um Artista”.



“Um Auto-retrato Íntimo” é o nome do diário que se tornou livro da pintora e artista mexicana Frida Kahlo.1907-1954. Frida escreveu seu diário nos últimos 10 anos de vida. Nele reflexões sobre a arte, suas dores físicas, seu romance com Diego Rivera. A dor está estampada em toda a obra de Frida e em sua vida. Como retrata a última frase de seu diário. “Espero alegremente a saída  e espero nunca mais voltar.”



“Diário de um Gênio” é o nome do diário que se tornou livro de Salvador Dali 1904 -1989. Pintor espanhol surrealista. Seu diário, assim como os anteriores, permite vislumbrar o processo criativo. Além das questões de forma perspectiva e o papel do inconsciente na atividade criativa. Está presente em seu diário também seu amor arrebatador por Gala, mulher por quem se apaixonou em um fim de semana  e a rouba de seu marido Paul Éluard  e com  quem vivera até a morte.

Estes diários estão à disposição para quem quiser entender um pouco mais sobre a arte e também sobre os diários. O de Frida Khalo e de Salvador Dali são livros que estão nas livrarias.

“O Diário de um artista” de Paul Kleen é um belo e precioso documentário:

Além de fonte de informação para arte, estes diários,  tomarão na memória e nas vidas dos leitores outra dimensão.

Lunna Guedes, Maria Cininha, Raquel Stanick e Tatiana Kielberman "diário das quatro estações" O lançamento está marcado para um sábado de agosto, dia 31 às 16 horas na Biblioteca Alceu Amoroso Lima, em São Paulo e você está convidado.

Nenhum comentário: