Capa do Livro Lua de Papel

ARTE DE MARIA CININHA ILUSTRA A CAPA DE LUA DE PAPEL

clip_image001







Maria Cininha é uma figura múltipla. Colorida. Avessa às coisas mais simples. Uma colecionadora de cores… suas criações partem do lúdico pra atracar nessa realidade. Usando papéis, cola, tesoura e tudo mais que lhe surgir diante dos olhos ela brinca e nos convida a brincar com ela…
Maria Cininha foi convidada a ilustrar a capa da novela “lua de papel” escrita por Lunna Guedes e que será publicada pelo selo “Scenarium Plural” no dia 29 de maio, a seguir, na entrevista feita por nós, a “dama das cores” nos conta um pouquinho como foi criar a capa de “lua de papel”…

clip_image003
Scenarium – como surgiu o convite para fazer a capa do livro “lua de papel”?
Maria Cininha
 – foi uma surpresa receber o convite da Lunna Guedes… foi um desafio que eu aceitei com toda satisfação e cuidado. Eu sei que não se compra livro pela capa, mas tenho pra mim que a capa é a janela para um mundo novo que ali se abre, portanto é uma grande responsabilidade.
Scenarium – o que te inspirou na hora de “construir” a capa? Maria Cininha – enamorei-me do titulo de cara “lua de papel”. Lindo! Depois li alguns trechos da história e descobri que a trama narrava um romance entre três mulheres. Creio que a atitude de quem ilustra ou faz uma capa é adotar o texto e desenvolver sua empatia para com ele permitindo nele acolher a imaginação. Tudo fica mais fácil a partir de então.
Scenarium – “Lua de papel” trata, entre outras coisas, de um relacionamento entre três mulheres. As Marias que você cria são figuras lúdicas, poéticas, sensíveis e o tema proposto pela autora Lunna Guedes, embora seja cada vez mais comum junto a nossa sociedade, ainda é um tabu que esbarra em um preconceito cada vez mais escancarado… em algum momento houve da sua parte uma preocupação sua com as imagens das Marias ao ilustrar a capa do livro?
Maria Cininha – não, de maneira nenhuma, as Marias não têm idade, nem espaço próprio, talvez só os espaços da fantasia… elas transitam pelos assuntos vários. Possuem voz, reclamam, gritam. Ao mesmo tempo são sujeitas doces, poéticas, brincalhonas, fantasiosas e, que tem como missão maior despertar nas pessoas a importância do lúdico…. e o que é mais lúdico do que um autor que escreve o seu texto, que cria um mundo imaginário para reinventar a vida, ou para falar de outras possibilidades de vida? Portanto as Marias se sentem a vontade para morar na capa de “lua de papel” que aborda um assunto que ainda – infelizmente – é um tabu, mas que tem nesta história mais uma possibilidade de se transformar.
Scenarium – como foi o processo criativo da capa?
Maria Cininha – como disse o nome me seduziu de imediato, então eu deixei que o senso lúdico me conduzisse, acompanhado do referencial literário que tinha como fio condutor e sempre contemplado da importância do trabalho e do caminho que o livro vai abrir no coração de seus leitores. Não posso negar que fiquei tensa!
Scenarium – qual a diferença em criar uma arte a partir de uma proposta sua e a partir dos escritos de outra pessoa, como foi com a novela “lua de papel”?
Maria Cininha – ah, é diferente! Ilustrar o texto de outras pessoas é refazer o caminho do autor, dando a este caminho cores e formas. É preciso pisar de mansinho por este caminho, afinal uma criação literária vai além do seu mero significado, uma vez que ela vem imbuída de significações.
Em Lua de Papel, a simples cena da capa, é uma síntese dos sentimentos que vivi ao participar de alguns momentos com a autora a partir da leitura 
da trama. obra e da responsabilidade de participar da capa de uma obra literária, fonte de maravilhamento e reflexão pessoal, que nos torna mais críticos diante do mundo.
clip_image005

2 comentários:

rossichka disse...

A very interesting interview, revealing your creative process! I like the cover illustration and guess that maybe the words are a quote from the book... Congratulations, Maria!:)

Rosangela Mira .Kinha disse...

Olá Cininha

Veja no blog, os lindos vestidos de festa, que postei hoje.
Ótima final de semana para vc...

AMIGA DA MODA by Kinha