Vida de Maria.
Maria Sibylla Merian
Foi, uma cientista e ilustradora alemã que viveu no século XVII. Maria se apaixonou muito cedo pela metamorfose dos insetos. Essa paixão se transformou em uma importante contribuição para o campo da entomologia e para a história da ciência. Cada passo desse estudo foi desenhado e ilustrado pela própria Maria com riqueza de detalhes.
Sentada no jardim, ainda menina, seguia os insetos quase invisíveis. Não aos olhos dessa Maria. Observava como se desenvolviam. Como se organizavam e como sobreviviam. As transformações, esforços efêmeros e o curto tempo de vida. Desenhava suas asas, as pernas o formato da cabeça, os pequenos olhos. Repetia incansavelmente os desenhos e muitos desses desenhos iria mais tarde iluminar a ciência.
Sua lista era extensa e por isso ficava muito tempo no jardim ou em expedições aos jardins vizinhos: gafanhotos, vagalumes, besouros, libélulas, pulgões, cupins ,borboletas e etc.. Maria, porém, tinha predileção pela metamorfose das borboletas e das mariposas. Naquela época, século XVII, as pessoas consideravam do mal os insetos que passavam por metamorfose. Acreditavam que além de sinistro era coisa de bruxaria que transformavam um inseto de um estado para o outro.
Mas Maria sentada em seu jardim e em um pequeno laboratório, observou meticulosamente e atentamente a metamorfose das borboletas e mariposas provando que o processo não tinha nada de bruxaria, era um processo natural. Maria, nessa época, só tinha 13 anos.
Maria cresceu, se casou, teve filhos, se divorciou. Mas não abandonou sua grande paixão. E os jardins já não comportavam mais sua curiosidade e Maria precisou de um jardim maior. Fez expedições à África do Sul para continuar a estudar e desenhar as borboletas e as mariposas e novos insetos. Em uma época que a mobilidade de uma mulher sozinha era praticamente nenhuma. A determinada e corajosa Maria ainda levou em sua companhia sua pequena filha.
Maria Sibylla Merian - nasceu em 02 de abril de 1647 e morreu em 13 de janeiro de 1717.

Nenhum comentário: