Pular para o conteúdo principal

As Marias da Nobreza


 Esta semana, de 26 de junho a 1 de julho, estarei na Mega Artesanal no stand da Henkel, com a exposição "Marias Arteiras". Espero vocês por lá!
Deixo vocês com as Marias da Nobreza

Viveram muitos anos atrás, foram rainhas, princesas, marquesas, condessas. Viveram em castelos com grandes jardins, com famílias poderosas, eram destinadas a casar com nobres, sem escolha, sem amor, eram moedas de troca em ambiciosas transações políticas. Viviam em um mundo de poder, em tempos turbulentos e ao mesmo tempo maravilhosos e terríveis, em meio de grandes feitos épicos. Conviviam com intrigas, aduladores e disputas entre a monarquia, a nobreza e a religião. Nem todas foram felizes para sempre. 




 Existiram muitas Marias nobres que entraram para a história: Maria Antonieta, talvez a mais famosa. A nossa Maria Domitila, a Marquesa de Santos. D Maria I, a rainha louca, e muitas outras como: Maria Stuart, Maria Vitória, Maria Pia, Maria Tudor, Maria Teresa, Maria da Glória, Maria II, e a lista não para por aí. Estas Marias se casaram e geraram outras Marias.



 Nos livros de histórias, encontramos Marias inteligentes e capazes que viveram vidas sem sentido, que tentavam escapar do vazio através do amor romântico, e que pagavam muito caro suas transgressões às duras normas da época. Outras são relatadas como criaturas desprezíveis símbolo de mulheres infiéis, levianas, ninfomaníacas. E algumas, em alguns momentos, regeram os destinos de seus povos. Ou seja, existiram Marias extraordinárias e notáveis, outras infames, como nos contos de fadas ou lendas.


Mundo fértil este das Marias da nobreza! Quanto mais nos aprofundamos na história, mais Marias encontramos; intensas ou sutis, gloriosas ou insuportáveis,  seja lá como for todas deixaram marcas na história. 



Muito tempo depois, estas Marias não povoam mais os palácios ou castelos, mas algumas delas ainda hoje inspiram a moda, a arte, a cozinha, o cinema e estimulam nossa imaginação.

Comentários

Betty Gaeta disse…
OI Cininha,
Adorei a sua nobreza. Meu sonho é ir a uma Mega Artesanal. Vivo planejando e nunca consigo. Mais uma vez não vai dar para ir, pois não tenho férias e nem feriado à vista para que eu possa aproveitar. Seria a minha oportunidade de conhecer vc pessoalmente...
Tenha uma ótima semana!
xoxo

Gosto disto!
Mariacininha disse…
Que pena Beth, adoraria conhecer você pessoalmente. Está é a primeira vez que vou a Mega Artesanal.
MARIA CININHA,
Cada MARIA mais linda do
que a outra.
Vai ser um sucesso!!!!
Tenho certeza!
beijo
Cristina Sá
http://cristinasaliteraturainfantil
ejuvenil.blogspot.com
Oi!! Adorei as Marias , amanhã estarei na feira e passarei lá para cumprimentá-la!
bjs
Cimara
Mariacininha disse…
Que bom Cimara, vou te esperar. Beijos
jeito simples disse…
Minha Fada querida!
Que beleza a sua aula de história das Marias!! Todas lindas e a exposição será maravilhosa. Onde é esta feira??? Pesquisei mas encontrei várias informações.
Voltei de viagem ontem. Foi muito bacana as nossas férias!
Depois te mando fotos do meu fotógrafo preferido.
Bjos
Maria Claudia disse…
E você Maria Cininha é uma dessas marias inspiradoras minha querida. Muito sucesso nesta feira. Bjinhos.
Fatima Castro Barra disse…
Como gostaria de ir a essa exposição mas só tele transportando-me (/acho que se diz assim). As suas Marias são todas maravilhosas. Quando faz uma aqui em Portugal?
Olá querida, suas Marias estão lindas, como sempre. Eu estou àS voltas com a conclusão dos trabalhos para a feira de Curitiba, em setembro. O prazo se encerra na próxima semana, mas tentarei dar um pulo na MEGA, gostaria muito de ver seu trabalho ao vivo outra vez. Parabéns, beijo JACI
Crê Schroeder disse…
segue meu blog vou seguir o seu tbm www.crenamoda.blogspot.com.br
bjos e se precisar estarei akii
Alexiev disse…
Muy lindas imágenes... me encantan... son preciosas, que personajes... y que arte... felicitaciones...

Saludos desde Buenos Aires...

Best wishes from Buenos Aires...

http://www.alexiev.com.ar/
Proyectos - Illustrations
Alexiev Store - venta de originales
@alexievg en twitter
Myrian disse…
Oi Dininha,
Estou super pesarosa de não poder conhecer você pessoalmente.
Estive em S.Paulo de 17 a 24 passados, mas não podia permanecer por conta dos compromissos por aqui.
Amo a Mega Artesanal!
Quem sabe no próximo ano, eu me organizo melhor e então, terei o enorme prazer de estar com você.
Beijos e muito sucesso!
Regina disse…
Suas nobres Marias arrasaran Cininha - são lindas, e o texto dessa postagem... simplesmente maravilhoso.

Uma pena q eu não possa ir a Mega Artesanal, mas muito sucesso para você.
Mariacininha disse…
Obrigado a todos pelos comentários.
Alexiev, deixei um recado para você lá no seu blog. Parabéns pelo trabalho.

Mariacininha
Que bom que tudo correu bem e "nossas" marias foram um sucesso.Adorei essa última leva... a Hitória transborda de marias não é? Beijos fascinados.
Monica disse…
Hi Maria, what a wonderful wonderful wonderful new works!!!
A big hug, my soul's friend
Katia Bonfadini disse…
Oi, Cininha! Cheguei ao blog por indicação de uma amiga e estou encantada com o seu trabalho!!!! É diferente de tudo o que eu já vi! Parabéns pelo grande talento e criatividade! Beijos da sua mais nova fã!!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Contém Maria

Estava indo tudo bem, até eu descobrir que as Marias ficariam encantadoras em caderninhos tipo Moleskine. Ganharam complementos, que extrapolam o tamanho do caderninho. Mas, esta é a intenção, ficar no espaço, ganhar asas e também deixar entrar o que chegar... Mas, e agora como guardar sem estragar, sem amassar? Simples, ganhou uma caixa. E assim, de simples em simples eu complico. Rsrsrs
Muito boa tarde!

7 de janeiro dia do Leitor

Hoje é dia do leitor. E, nós independente dos livros somos leitores da vida, das relações humanas, da natureza. Recentemente desenvolvemos outra forma de leitura, a virtual. Quando ocorre a empatia, a aproximação, mesmo de longe aprendemos a ler o outro, a sentir... Descobrimos importâncias e desimportâncias. Descobrimos afetos, amor, amizade, admiração ou nos descobrimos tendo apenas a função de um acessório. Descobrimos, artimanhas, manobras, inveja, a maldade e a vaidade a toda prova. Em compensação descobrimos pares, e amizades que se materializam no real.Temos uma vida dois, igual a real, na tela do computador, e por isso dia a dia temos que desenvolver mais uma forma de leitura.
Amo esse texto do Mia Couto que fala sobre o leitor. No dia do leitor... Não Sabemos Ler o Mundo
Falamos em ler e pensamos apenas nos livros, nos textos escritos. O senso comum diz que lemos apenas palavras. Mas a ideia de leitura aplica-se a um vasto universo. Nós lemos emoções nos rostos, lemos os sina…

Muito Bom DIa